domingo, 21 de julho de 2013

Sobre o projeto

A Fundação Lemann lança programa de apoio a ferramentas inovadoras para ensino de língua portuguesa.




Projeto de aplicação 

Portal Virtual - Flexibilizando o processo de ensino-aprendizagem 


 O projeto tem como objetivo criar um ambiente de aprendizagem virtual, onde alunos terão a oportunidade de realizar tarefas à distância de forma síncrona e assíncrona, flexibilizando o processo de ensino-aprendizagem. Vivemos num mundo de muita tecnologia e conhecimento. Hoje nossos alunos assimilam informações quase que num piscar de olhos, seja pela internet, programas de TV, filmes ou jornais. O Professor João Mattar, especialista em educação digital, chama essa geração de “nascidos digitais”. Segundo ele o momento atual caracteriza-se por grandes inovações no âmbito tecnológico, no qual meninos e meninas que manejam o teclado e o mouse desde muito cedo. Fazem uso de tecnologias como: celulares, games, mp4, câmeras digitais, imagens, vídeos, blogs, e-mails, dentre outros recursos. Parecem nascer preparadas geneticamente para experimentar e dominar essa área. 

 Neste cenário está a escola e nós, professores, com o papel de ajudar os alunos a ampliarem e desenvolverem algumas habilidades e competências apontadas nos (PCNs), Parâmetros Curriculares Nacionais em que espera-se que os alunos consigam: 

 Ler e interpretar as informações disponíveis na internet, efetuando com autonomia a busca, a troca de informações e a apresentação de conclusões, utilizando os recursos da linguagem digitais mais adequados para cada canal de comunicação existente na internet (fóruns, chat, e-mails e lista de discussão). (p. 211) 

 Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que cabe a escola informar o aluno sobre as mudanças e avanços tecnológicos, oferecer condições de aprendizagem em ambientes cooperativos. Reproduzir na escola o ambiente social já conhecido por ele enquanto cidadão. 

 Pensando nesse cenário criamos o projeto do uso dos Blog como sistema virtual. O projeto destina-se aos alunos do Ensino Fundamental I e II e ou alfabetização, devendo ser adaptado de acordo com o nível de dificuldade de cada turma ou grupo de alunos. 

 Contribuição 


 A utilização dos ambientes de aprendizagens na escola trará inúmeras possibilidades de contribuição para os envolvidos, uma vez que o projeto abrange alunos, pais, profissionais da educação e a comunidade virtual. A internet e o computador constituem poderosos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem desde que os profissionais da educação os conheçam e saibam como utilizá-los. Giardino afirma que: [...]

" é desejável que o professor seja um sujeito criativo, com iniciativa, capaz de interpretar e solucionar problemas, de buscar, selecionar, interpretar, organizar, gerar informações e aprender continuamente. Para isso, o professor precisa dominar as linguagens contemporâneas, isto é, saber comunicar-se através dessas linguagens."

 E consequentemente criar ambientes facilitadores que incluam desde: posicionamento da escola, atitude, do professor e adoção de uma metodologia de trabalho, que permita a participação ativa do aluno em todo processo de ensino-aprendizagem. Pois os alunos, a cada dia, exigem variedade de canais de aprendizagem, nesta é que constitui sua prática diária de comunicação e diversão.  Exigem também maior atividade e interatividade, mobilidade, convertibilidade e conectividade.

  Para a escola acompanhar este processo e o ritmo de evolução das tecnologias, ocorre a necessidade de investimentos constantes em termos financeiros, e em termos profissionais, pois a formação e capacitação permanente dos professores para as tecnologias tornam-se essenciais para possibilitar a utilização eficaz dos recursos disponíveis. Blog Inicialmente utilizaremos o Blog, pois trata-se de um site gratuito e que pode ser acessado de qualquer computador facilitando a interação dos alunos e professores.

  No Blog construiremos espaços para o aluno se comunicar com seus professores através do fórum....


.....

.....


.....


....



....


.....




....